Workshop de integração histórica e cultural na Ponta do Curral
- grsuporte5
- 23 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr. de 2025
A Ponta do Curral não é apenas um lugar de beleza impressionante, mas também de grande riqueza cultural. Com isso em mente, no último mês, os pesquisadores e doutores em História da Arte, Paola Fabres e Luciano Nascimento, atuais coordenadores de extensão da Universidade Federal do ABC, conduziram workshops de formação para explorar o tema com nossos profissionais.
Ao longo de 3 dias, a iniciativa teve como objetivo transmitir conhecimentos históricos sobre a Ponta, que carrega uma herança significativa do passado de nosso país. Para isso, Paola e Luciano utilizaram como base os resultados de uma pesquisa de mapeamento territorial, realizada em setembro de 2023, que identificou e sistematizou eventos significativos ocorridos na região.
Durante os dois primeiros dias, os resultados foram apresentados à equipe de experiência, responsável por receber e atender todos os visitantes. As histórias foram contextualizadas em ordem cronológica, com destaque para os patrimônios locais, eventos históricos, figuras importantes que passaram pelo território, além de espécies nativas e não nativas simbólicas para a região.
No terceiro dia, a formação foi estendida a toda equipe, reunindo cerca de 60 funcionários, mas com uma dinâmica focada em mitos e lendas associados aos símbolos da Bahia. Os participantes foram desafiados a discernir entre fatos e ficção sobre essas histórias, com um esclarecimento posterior sobre a verdade por trás delas.
Um exemplo marcante desse exercício foi a discussão sobre a origem do coqueiro (originário da Ásia) e o dendê (originário da África), introduzidos durante o período da colonização do Brasil. Além disso, foram destacadas construções históricas, como as pequenas igrejas construídas por portugueses nas ilhas, após forte resistência indígena no continente. Esses foram apenas alguns dos patrimônios materiais e imateriais explorados durante os workshops.
Além de contribuir para o resgate e valorização da história local, as atividades também buscaram desenvolver habilidades de comunicação para que todos pudessem repassar esse conhecimento no atendimento aos visitantes da Ponta. Foi um momento rico, de muita troca e aprendizados, com diversos feedbacks e mensagens de satisfação sobre o treinamento.
Agradecemos a todos pela participação e engajamento!





Comentários