Palestra sobre Violência Doméstica e Violência de Gênero
- grsuporte5
- 23 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr.
No mês de junho, a Ponta do Curral promoveu uma palestra sobre Violência Doméstica e de Gênero, conduzida pela Delegada Drª Argimária Soares, da Polícia Civil do Estado da Bahia. Reconhecida pelo seu trabalho contínuo e firme no combate a essas questões, a Drª Soares também é presidente do Quintas Feministas de Valença e do NEAM (Núcleo Especializado em Atendimento à Mulher).

Segundo ela, é fundamental que todos saibam identificar os tipos de violência, tanto no âmbito familiar quanto no trabalho, e conheçam os recursos disponíveis para buscar ajuda. Por isso, a iniciativa teve como principal objetivo conscientizar as mulheres sobre os diferentes tipos de abuso e suas formas de manifestação.
Além das colaboradoras, o momento também contou com a presença dos homens, que puderam entender melhor sobre como a sociedade ainda é marcada pelo patriarcado -um sistema social que historicamente concentra o poder e a autoridade nas mãos de figuras masculinas.
“A palestra foi excelente e trouxe exemplos do dia a dia que muitas vezes não percebemos como formas de violência. Eu não sabia de muitas das coisas que foram abordadas. Para mim, como homem, foi muito enriquecedor.” - Luiz Rosa, Encarregado de Serviços Gerais
No encontro, a Drª Soares também compartilhou experiências e relatos de casos que acompanhou ao longo de quase 30 anos atuando na Polícia Civil. Além disso, discutiu a Lei Maria da Penha, que serve como pilar no enfrentamento da violência contra a mulher, e contextualizou as formas de abuso físico, moral, sexual, patrimonial e psicológico.
Outro ponto crucial abordado foi o assédio no ambiente de trabalho. Muitas vezes, as mulheres se sentem intimidadas por essas práticas, especialmente quando cometidas por pessoas em posições hierárquicas superiores. Por isso, é fundamental que elas tenham consciência de que esse comportamento também pode ser caracterizado como um ato de violência.
Por fim, a delegada falou sobre como funciona o atendimento das equipes de assistência disponíveis na região e reforçou que o suporte é sempre realizado por mulheres, garantindo um ambiente seguro e sigiloso às vítimas. Desde o primeiro contato, elas são ouvidas em particular, além de terem acesso a serviços de acolhimento, assistência social, psicológica e jurídica.
“Há pessoas que sofrem violência em casa e agora sabem que têm uma rede de apoio à qual podem recorrer. Há coisas que achava normal, como o uso de palavrões e a comunicação desrespeitosa, mas hoje, tenho ciência de que isso também deve ser combatido.” - Priscila Nayara, Líder de Salão.
O encontro reforça o compromisso da Ponta do Curral com o bem-estar de todos. Agradecemos à Drª Soares pela disponibilidade e pelo momento de muitas trocas e aprendizado!



Comentários