Oficinas de Desenvolvimento Criativo
- grsuporte5
- 27 de mai de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr de 2025
Inspirado no conceito de economia criativa, o projeto Oficina de Desenvolvimento Criativo foi idealizado em 2022, fruto da parceria entre UNA e o GEAGA (Grupo de Empreendedores e Amigos de Garapuá). A ação que acontece na vila de Garapuá, localizada na ilha de Tinharé, promove oficinas de artesanato e biojoias com a utilização de recursos naturais locais, como coco, taboa e dendê.
A participação do professor Félix Caetanno, parceiro de UNA e com formação em Artes Plásticas, foi fundamental para a criação do projeto. Além de ser responsável pela implementação das oficinas na vila, nos 3 primeiros meses ele pôde se aproximar e conversar com líderes locais, além de realizar diversas ações para divulgar a iniciativa, através da distribuição de cartazes e panfletos.
Em março de 2023, as oficinas foram oficialmente abertas à comunidade, atraindo cerca de 40 alunos de diferentes faixas etárias. A primeira etapa das atividades, conhecida como "processo de sensibilização", durou 45 dias e incluiu exercícios de desenho, pintura, além de práticas de respiração e meditação para ativar os talentos e habilidades criativas de cada participante.
Além disso, durante o ano, diversos eventos foram realizados para atrair e integrar os alunos, seus familiares e amigos, como o "Arraiá das Artesãs de Garapuá", “Café com artesãs”, “Natal das artesãs” e exposições dos trabalhos confeccionados.
Entre os principais desafios do projeto está a retenção dos alunos no curso, principalmente durante a alta temporada, quando a frequência reduz devido ao retorno de serviços temporários em quiosques e de limpeza nas casas de praia. Entretanto, em outras épocas do ano, a ação não deixa de cativar o interesse e apoio da comunidade.
Com um número de alunos chegando próximo a 100, ao longo de 2023, as Oficinas de Desenvolvimento Criativo mostraram-se não apenas como uma oportunidade de aprendizado, mas também como um impulso para o desenvolvimento econômico e cultural da vila de Garapuá.
A partir do interesse em continuar o projeto, até o final deste ano, novos cursos estão previstos para serem realizados. As Oficinas de Artes e Ofícios, incluindo cestaria, corte e costura, bordado, crochê, entre outras, vão ocorrer juntamente com oficinas técnicas, como recepção, culinária, manutenção de celular e idiomas.

É evidente como a ação possibilitou a melhora na autoestima dos participantes, além de resgatar vínculos familiares e de amizade entre todos os envolvidos. Este resultado é um estímulo ainda maior para o projeto seguir em desenvolvimento.
Agradecemos a todos os envolvidos!









Comentários