Projeto NBT: Basquete e Inclusão Social
- grsuporte5
- 27 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr.
O esporte tem um papel crucial ao promover bem estar e socialização na comunidade onde está inserido. Em Trancoso, UNA identificou que havia pouco fomento em relação a essas práticas, enxergando uma possibilidade de desenvolver e apoiar iniciativas na região.
Nesse contexto, o projeto Manduri, com o acompanhamento de UNA, está gerenciando e implementando o NBT BIS (Novo Basquete Trancoso - Basquete e Inclusão Social), ação que surgiu com o propósito de transformar a perspectiva de Trancoso em relação ao esporte.
O objetivo central é envolver crianças e jovens, despertando o interesse pelo basquete e incentivando a exploração de novos espaços dentro das escolas. Adicionalmente, busca-se ressaltar a importância do cuidado com o ambiente escolar, utilizando o basquete como catalisador para manter os jovens engajados nas instituições de ensino.

A capacitação, concentrada na região de Trancoso, especificamente no Vale do Quadrado, também procura demonstrar que o esporte pode ser um agente de transformação social. Através dele é possível oferecer aos jovens apoio para lidar com problemas familiares e de saúde.
UNA, na fase de implementação do NBT BIS, realizou o mapeamento do projeto, estratégias e por fim, a execução da ação com suporte financeiro. Foram comprados materiais, além da realização de reparos na quadra, revitalizando e dando força ao BIS que atualmente conta com mais de 20 alunos praticando basquete simultaneamente.
O impacto da ação já é notável. Envolvendo mais de 50 pessoas de forma direta e indireta e em execução há 2 anos e meio, o projeto agora migra para se tornar uma associação.
As metas para este ano incluem alcançar 70 alunos participantes até junho. Além disso, visa assegurar a presença regular de, pelo menos, 30 alunos nas aulas mensais, com 70% de frequência, e formar mais dois professores replicadores do projeto.
Para atingir esses objetivos, será implementado o método da jornada do herói, aprimorando o acompanhamento das crianças e jovens de forma mais assertiva.
Entre as iniciativas já implementadas, está a introdução do BIS na grade da Escola Honorina Passos, com dois contra-turnos cedidos para ampliar o projeto. Isso se deve à secretaria de educação do município, juntamente com a prof. Maria José, diretora da escola, a quem a equipe de UNA tem grande agradecimento.
O NBT BIS busca não apenas promover o esporte, mas também moldar agentes transformadores na comunidade de Trancoso, incentivando uma mudança positiva nas vidas dos participantes e de seus familiares. O projeto caminha para fortalecer seu impacto, cumprindo suas metas e contribuindo para uma comunidade mais ativa e saudável.
Estamos na torcida pelo sucesso do NBT BIS!








Comentários