Piaçava: matéria-prima que encanta e transforma vidas.
- bibi949
- 5 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr.
A artesã Vânia Nascimento compartilhou a sabedoria da Piaçava em visita à Ponta do Curral.
No dia 23 de junho recebemos na Ponta do Curral a ilustre visita da Vânia Nascimento, líder comunitária e presidente do Sindicato das Artesãs da Comunidade da Baixa Alegre. Vânia veio ministrar uma oficina sobre piaçava, que contou com a participação de hóspedes e membros da equipe.
Durante aproximadamente duas horas, ela compartilhou a história dessa matéria-prima, explicou o processo de extração e demonstrou como é feito o manuseio. Tivemos a oportunidade de dar os primeiros pontos de costura na piaçava, atividade que resulta em belos objetos de cestaria, jogos americanos e molduras.

"A piaçava não depende de terra boa e aguenta o tempo ruim, é uma planta que resiste. Assim como nós, negros, que além de todas as dificuldades, continuamos resistindo. Por isso, poder passar os saberes da nossa cultura para todos é tão importante”, explica Vânia sobre os saberes do seu ofício."
Nascida e criada na Comunidade da Baixa Alegre, Vânia é mãe de três filhas e avó de cinco netos. Aprendeu sua arte ainda jovem, aos 13 anos, e, anos mais tarde, após o falecimento de sua mentora, sentiu-se na obrigação de transmitir seu conhecimento.
Ela se inscreveu no Sebrae e viajou por diversas cidades, como Rio de Janeiro, Recife, Maceió e Brasília, ensinando suas habilidades.
"Eu resgatei muitas pessoas que estavam em depressão em casa e que conseguiram se libertar através do artesanato",
conta Vânia sobre efeitos das suas aulas.
Após alguns anos fora de Valença, decidiu retornar à sua comunidade de origem, movida pela carência que encontrou por lá. Matriculou-se no curso de Pedagogia e escreveu o livro "A renda sustentável através do que você produz - Arte sem fronteira". Atualmente, Vânia leciona para quatro grupos diferentes e continua a exercer sua arte.


A visita de Vânia foi extremamente valiosa para todos na Ponta. Além de nos ensinar os princípios do manuseio com a piaçava, nos inspirou, permitindo-nos compreender a simbologia e valor cultural que essa arte carrega.







Comentários