Curso Artesã de Biojóias: Mulheres Mil
- grsuporte5
- 31 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr.
Desenvolvimento sustentável e capacitação de empreendedoras do futuro.
Durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023, o IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, em parceria com a UNA e o Rotary Club de Valença, promoveu o curso "Mulheres Mil" na região da Ponta do Curral.
O projeto teve como objetivo unir e capacitar mulheres, proporcionando o desenvolvimento de habilidades na confecção de biojóias, visando transformá-las em empreendedoras do futuro neste ramo de negócios. Esta iniciativa busca fortalecer o trabalho das artesãs de Valença, ao mesmo tempo em que apresenta a elas a perspectiva de se tornarem proprietárias de seus próprios negócios.

A atuação de UNA no projeto se deu principalmente pela identificação da oportunidade, rompendo as barreiras para a realização da ação.
Ao longo do curso, todas as participantes receberam treinamento para o manuseio de cada tipo de matéria-prima. Além disso, foram constantemente encorajadas a explorar sua criatividade na produção de suas próprias biojoias. A proposta incluiu, ainda, rodas de conversas com representantes do SEBRAE e do Banco do Nordeste, proporcionando orientação sobre estratégias de comercialização e acesso a recursos financeiros para capital de giro.

O resultado da ação foi a capacitação de 95 mulheres, representando um impulso ao empreendedorismo local e ao fortalecimento da economia da região. O projeto "Mulheres Mil" não apenas ofereceu conhecimento prático, mas também serviu como um catalisador para o empoderamento econômico das mulheres envolvidas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Valença.
Destacamos a ação de Marli Gudinho, representante do Rotary Club, que atuou desde a ideia inicial do curso, sendo apoio direto em toda a logística e agora, dando continuidade para que as etapas seguintes do pós-curso aconteçam.
Hercules Damasio e Geraldo Pereira, representantes de UNA, também foram “peças importantes” para que o curso saísse do papel, principalmente no apoio a toda a logística, articulação e captação de recursos para o projeto.
Importante destacar que o projeto "Mulheres Mil" não acaba por aqui e o time já está articulando as etapas seguintes da ação, buscando solidificar a parceria com o SEBRAE e o Banco do Nordeste, a fim de proporcionar a capacitação empresarial e apoio financeiro para as artesãs.



Comentários